O Curso de Linguística Geral reivindica o papel da Linguística enquanto ciência da linguagem. A partir disso é correto afirmar que:
A Linguística, depois de se afirmar como ciência, com objeto e metodologia própria, passou a reivindicar sua autonomia em relação a outras áreas do saber.
No estruturalismo, o estudo da linguagem continuou subordinado, por exemplo, às investigações filosóficas por meio da Lógica.
O estruturalismo não conseguiu fazer com que a língua fosse estudada independentemente da cultura do falante.
A abordagem estrutural de Saussure entende que a língua é substância (material) e não forma (estrutura).
Na perspectiva do estruturalismo, a língua deve ser estudada na sua relação com a sociedade.
Resposta: Letra A
Explicação:
A linguística, depois de se estabelecer como ciência, de fato, passou a reivindicar sua autonomia.
Entendendo o Estruturalismo
O estruturalismo foi a primeira corrente de estudos voltados à linguagem. Dessa forma, o estruturalismo enquanto ciência começou estudando apenas a forma da língua, sua estrutura, e não sua relação com a sociedade e a cultura.
Porém, isso foi muito importante para que a língua passasse a ser vista como objeto passível de ser estudado cientificamente. Desse jeito, o estruturalismo ajudou a linguística a se autonomizar e funcionar como uma ciência válida em relação a outras áreas do saber.
Post a Comment for "O Curso de Linguística Geral reivindica o papel da Linguística enquanto ciência da linguagem. A partir disso é correto afirmar que: A Linguística, depois de se afirmar como ciência, com objeto e metodologia própria, passou a reivindicar sua autonomia em relação a outras áreas do saber. No estruturalismo, o estudo da linguagem continuou subordinado, por exemplo, às investigações filosóficas por meio da Lógica. O estruturalismo não conseguiu fazer com que a língua fosse estudada independentemente da cultura do falante. A abordagem estrutural de Saussure entende que a língua é substância (material) e não forma (estrutura). Na perspectiva do estruturalismo, a língua deve ser estudada na sua relação com a sociedade."